ESCOLA MARIA VELEDA

A Escola Maria Veleda, inserida desde 2013 no Agrupamento de Escolas nº 2 de Loures, foi inaugurada em 1984 apenas como escola preparatória. Em 2004 constitui-se como agrupamento de escolas de Santo António dos Cavaleiros com a escola EB1/JI da Flamenga e com a EB1/JI Fernando de Bulhões, sendo que no ano letivo 2010/11 agrega ainda as escolas da freguesia de Frielas (JI de Frielas e EB1 de Frielas).

O Agrupamento de escolas nº 2 de Loures tem cerca de 2500 estudantes dos quais 640 alunos pertencem à Escola EB2,3 Maria Veleda. Este Agrupamento recebe diversos alunos desde o pré escolar até ao 12º ano tendo também alunos com necessidades educativas especiais em todos os níveis de ensino. É o agrupamento de escolas com maior número de alunos nestas condições e existem atualmente duas unidades de Apoio a alunos com multideficiência, situadas em salas de aulas adaptadas para o efeito.

As unidades de apoio especializado à multideficiência constituem um recurso pedagógico dos estabelecimentos do ensino regular do ensino básico, constituindo-se como uma resposta educativa diferenciada que visa apoiar a educação destes alunos fornecendo-lhes meios e recursos diversificados no apoio à sua formação.

Como esta resposta educativa procura-se que todos os jovens tenham acesso a informação que os ajude a realizar aprendizagens significativas e possam participar em atividades desenvolvidas com os seus pares.